Horário: 10h00 às 18h00

Casa de Festas

Eventos

A Nova Música Nova de Mato Grosso @teatroufmt

 Eles são contemporâneos, ousados e condensam maturidade musical. Com um novo olhar para a produção artística no Estado, trazem na essência a memória musical, mergulho nas artes, e traduzem a nova música nova de Mato Grosso. No dia 15 de maio, o público mato-grossense vai contemplar a efervescência cultural protagonizada pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (OSUFMT) e pelos músicos Ana Rafaela, Lorena Ly, Henrique Maluf, pelo rapper Linha Dura e pelo compositor Caio Mattoso, sob a condução do maestro Fabrício Carvalho, no Teatro Universitário.

O espetáculo integra a Temporada 2016 da OSUFMT, que se apropria da modernidade para delinear sua concepção de vanguarda na exibição de experimentações, cujo resultado reflete a dinâmica cultural, ampliação de plateias e a determinação em criar. O maestro Fabrício Carvalho comenta que a cada concerto, os limites imaginários são rompidos, alcançando novos espaços, provocando observações e mostrando que a música não exige experiência anterior, é sempre oportuna, rica e provocadora. “Ao idealizar este espetáculo, apresentei um desafio aos protagonistas para compor a cena com a OSUFMT. O resultado está arrebatador”, afirmou o maestro, contextualizando ao Movimento Música Nova/ Música Viva, liderado pelo compositor e professor alemão Hans Joachim Koellreuter, introdutor da música dodecafônica no Brasil.

A doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Teca Alencar de Brito, estudiosa da obra de Koellreuter pontuou: “a atualização de conceitos musicais e o contato com a música nova, sem negar a presença e a importância da produção musical de todas as épocas, culturas, gêneros e estilos, acreditando que a música era um meio de ampliar a consciência, Hans Koellreutter considerava a interação com a música contemporânea um aspecto essencial, uma vez que esta refletia e comunicava as transformações e o pensamento de um novo tempo”.

Opinião compartilhada pelo maestro Fabrício Carvalho, que acrescenta: “Koellreutter fundou, em 1939, o grupo Música Viva, que se estendeu a 1950 e tornou-se uma das referências mais notáveis da música nova brasileira em sua época”. O compositor instalou uma jovem e original escola de composição brasileira, três manifestos (1944, 45 e 46), séries de conferências, audições públicas, publicação de boletins e uma série de emissão radiofônica, entre outras iniciativas.

Hans Koellreuter foi influenciado pelo regente Hermann Scherchen, que o levou à música moderna. Ainda jovem, já era conhecido e respeitado na Alemanha como flautista de concerto, começava sua carreira de regente quando Adolf Hitler ascendeu ao poder. Ao ficar noivo de uma moça judia, desagradou sua família, que simpatizava com o nazismo e o denunciou à Gestapo. Exilou-se então no Brasil onde foi morar no Rio de Janeiro.
Numa releitura da nova música nova de Mato Grosso, o espetáculo exibe a diversidade musical. Com habilidade vocal absoluta, as cantoras Ana Rafaela e Lorena Ly transitam com muita naturalidade no palco e nas notas. “Intérpretes com forte propriedade artística, tais quais Elis Regina, Clara Nunes, Maria Bethânia, as cantoras Lorena e Ana Rafaela possuem identidade própria em seus trabalhos. Ganharam reconhecimento nacional ao participarem do The Voice Brasil e são reverenciadas pelo país”, comentou Fabrício Carvalho.

Lorena Ly nasceu em Mato Grosso e guarda em sua essência o interior que ecoa pelo mundo. Com sensibilidade apurada para contemplar poéticas, encontra na música brasileira, a multiplicidade que busca em seu amadurecimento artístico.

Ao comentar sobre o concerto, emociona-se: “Ao perceber a nossa composição executada nas mais diversas nuances que a Orquestra propicia, minha alma se revela em emoção. Difícil colocar em palavras a rítmica do coração”.

Desde muito cedo, Ana Rafaela já sabia qual seria seu destino: a música, afinal cresceu entre artistas, neta do consagrado saxofonista Mestre China. Multimídia, a cantora também se dedica à composição, além do talento para interpretar. Com CD solo lançado no ano passado, ela se destaca nas mídias sociais, considerada a artista de maior referência na internet neste Estado. Aluna do curso de Música da UFMT, Ana Rafaela destaca que é um sonho para uma cantora popular vislumbrar a beleza de sua canção acompanhada pela grandiosidade de uma orquestra. “Poucos artistas têm essa oportunidade de subir ao palco com uma Orquestra, é um privilégio. Sonho com este espetáculo todos os dias”, conta ela.

Também estudante de Música da UFMT, Henrique Maluf traz a versatilidade em seu DNA. Da música folclórica da região de Cáceres, onde nasceu, ao rock, passando pelo samba, soul e pela MPB, Henrique Maluf é cantor, instrumentista, arte educador, arranjador, compositor e atua com produção e direção artística. Com extenso repertório cultural revitalizado ao longo de 15 anos, começou 2016 gravando seu primeiro EP com músicas autorais, resultado de sua pesquisa, misturando Rasqueado, Samba, Black Music, numa aquarela de sons que formam a multifacetada cara do artista.

Com uma linguagem urbana, Linha Dura é Rapper Cuiabano engajado em movimento social e militante do Movimento Hip-Hop, desde 1996. A influência familiar traz em sua veia os sons e ritmos da raiz negra, que embalou sua infância em Barão do Melgaço, rica na preservação da cultura popular. Para Linha Dura, este foi o início de uma grande história musical, pois desde então o som e a importância da valorização da cultura popular tem influenciado e muito suas composições: “o Siriri e o Cururu é mais do que som, é uma manifestação afro-mato-grossense”. No palco, Linha Dura utiliza o som, ritmo e letras para falar sobre educação, valorização da cultura local, políticas públicas e protestos, num entrelaçado de arte e cidadania.

Apontado pelo maestro Fabrício Carvalho como o novo nome da música erudita de Mato Grosso, Caio Mattoso assina a composição que abre o espetáculo. Sua trajetória agrega experiências na banda Donalua, ator do grupo Teatro Fúria, de filmes, “Caio Mattoso e os Arteiros”, que reunia artistas da música, artes visuais e da dança. Atualmente, realiza performance com seu personagem irreverente Geraldi, o leiloeiro, nascido no Sarau das Artes Free desde 2011. Estudante de filosofia, Caio Mattoso tem experimentado outras formas de composição musical utilizando plataformas de softwares de produção e edição (composição digital), tornando seu trabalho na música mais denso e completo.

Vale destacar que os ingressos para assistir a Nova Música Nova de Mato Grosso já estão à venda na Casa de Festas



MEIA ENTRADA decreto 8537/15

- PNE - Portadores de necessidades especiais e acompanhante
Pessoas com necessidades especiais e um acompanhante, tem direito a meia-entrada.

O documento exigido no local de realização do evento para pessoas com necessidades especiais, será:
a) O cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência; ou
b) Documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013.

O documento do beneficiado, sempre deverá ser acompanhado do documento de identificação com foto expedido por órgão público e válido em todo o território nacional.

Acompanhante: também tem direito ao benefício da meia-entrada (somente um acompanhante por pessoa com necessidade especial)

- Carterinha de Estudante (UNE, ANPG, UBES e DCE)Centros e Diretórios Acadêmicos.
- Professor Municipal ou Estadual
- Doador de Sangue (doação nos últimos 3 meses)
- Radialista
- Jornalista
- Idoso acima de 60 anos (RG)
- Pensionista/Aposentado

Obrigatório apresentação do documento que comprove a MEIA ENTRADA no ato da compra e na portaria do evento. Até final de Fevereiro estaremos aceitando Boleto Bancário, Atestado de Escolaridade, Planilha ou Comprovante de Matrícula. Março será somente a Carterinha.

PROCON Estadual de Mato Grosso – Av. Historiador Rubens de Mendonça, 917 – Araés – Cuiabá/MT
Telefone: 65 3613 8500 ou 151

Local: Teatro da UFMT (Como chegar ao evento)

Quando: 15/05/2016

Horário: 20:00h

Realização: UFMT PROCEV

Formas de Pagamento: Dinheiro


Este evento já terminou.

Instagram

casadefestas/

Sitevip Internet