Horário: 10h00 às 18h00

Casa de Festas

Colunas

 

Cuiabá vai receber o show ''Viola Pantaneira''

18/11 - 14:21

Cuiabá vai receber o show ''Viola Pantaneira''

 Para os amantes da cultura pantaneira, Cuiabá recebe no dia 07 de dezembro, véspera de feriado, no Teatro Zulmira Canavarros na Assembleia Legislativa o show ‘Violas Pantaneiras’, com os artistas João Ormond, Paulo Simões e o convidado especial desta edição, Gabriel Sater e como para abrir o espetáculoteremos a participação do ator humorista J.Astrevo, o ‘Lau’ da dupla ‘Nico e Lau’.

O Projeto “Violas Pantaneiras” de João Ormond e Paulo Simões que vem se destacando pelo Brasil afora, neste momento pretende contagiar o público de Cuiabá-MT, com a participação de Gabriel Sater, artista expoente de sua geração, na produção de MPB de excelente qualidade, com energia virtuosística ao violão e com forte influência da música regional do Centro Oeste, da fronteira Brasil-Paraguai e América Latina.

Esse encontro de três grandesmúsicos mostra e revela a força da diversidade cultural da região pantaneira, mostrando uma pluralidade de ritmos fronteiriços: polca, chamamé, guarânia, rasqueado, modas e rancheiras, com papel de destaque reservado à viola caipira, redescoberta e cada vez mais valorizada por novas gerações, ao lado da viola-de-cocho, instrumento rústico genuinamente pantaneiro.

Mesmo com a divisão do Mato Grosso, em 1977, realizada de forma autoritária pelo governo militar, não eliminou os laços culturais compartilhados pelas populações do Norte e do Sul daquele imenso território. Revitalizar esse patrimônio comum é a proposta que João Ormond (MT) e Paulo Simões (MS) com o show Violas Pantaneiras, que mescla os trabalhos autorais a clássicos regionais como Chalana, Merceditas e algumas músicas do folclore.

JOÃO ORMOND, considerado um dos grandes violeiros da atualidade no Brasil, compositor, historiador deexpressivas revelações da paisagem poético-musical do Mato Grosso-Brasil. Com um ponteado ímpar e harmônico, ele mostra a mistura da música cabocla com a música popular brasileira, destacando a viola como instrumento polivalente e universal tocando modas e toadas, chamamés e guarânias, ritmos da fronteira mato-grossense.

PAULO SIMÕES–Músico e Compositor. É um dos mais conhecidos compositores da música pantaneira, tendo em sua vasta obra clássicos como ‘Comitiva Esperança’,a legendária “Trem do Pantanal”, ‘Sonhos Guaranis’ e ‘Varandas’. Simões foi indicado recentemente ao prêmio Grammy Latino de 2017 com a canção ‘D de Destino’ na categoria de Melhor Música em Língua Portuguesa.

GABRIEL SATER, o sobrenome se confunde com a música pantaneira, Gabriel é considerado um dos mais virtuosistas violonistas do Brasil, com uma carreira solo em franco crescimento, seus shows tem sido alvo de efusivos elogios da crítica e público.

A abertura da noite será com o ícone do humorismo regional J. ASTREVO que através do seu personagem mais famoso o LAU da dupla Nico e Lau, será o anfitrião da noite.

Ou seja teremos um banquete de cultura Mato-Grossense.

O projeto tem a assinatura de ENIO CASTILHOcomo produtor cultura e de LUIZ ORMOND como produtor executivo.

Os preços serão populares, de R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia entrada) para que a cultura pantaneira e de ótima qualidade seja fomentada e democratizada para todo o público.

Fonte: 24 Horas News

Instagram

casadefestas/

Sitevip Internet