Horário: 10h00 às 18h00

Casa de Festas

Colunas

 

Prefeitura garante apoio à 13ª Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá

28/08 - 15:40

Prefeitura garante apoio à 13ª Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá

 O prefeito Mauro Mendes recebeu nesta quarta-feira (29) o presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, Valdomiro Arruda, e militantes do Movimento LGBT em Cuiabá, para falar sobre a realização da 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que será realizada nesta sexta-feira (28), na Casa dos Conselhos.

Durante a audiência, o prefeito assinou o decreto acerca da convocação do evento, ouviu uma reivindicação para que seja aprovada a lei que pune qualquer prática de homofobia em estabelecimentos e também reafirmou o apoio à 13ª Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá.

“Eles podem contar com nosso apoio, pois como todos os cidadãos, merecem ser tratados com respeito independentemente da crença, condição ou orientação sexual. Estas iniciativas servem para reequilibrar a desigualdade que a sociedade construiu em relação à causa”, afirmou o prefeito.

O decreto será publicado no Diário Oficial de Contas e a Conferência permitirá uma discussão de propostas de políticas voltadas às questões de segurança, educação,cultura e lazer como explicou o diretor da ONG Livremente, Clóvis Arantes.

“Quando elaboramos o cartaz para divulgação, tivemos a preocupação de retratar a diversidade de forma que evite provocações ou atritos. Cuiabá está entre as cidades que mais viola os direitos LGBT e, a partir da conferência, pretendemos mudar esta triste realidade”, frisou Clóvis.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual, Valdomiro Arruda, a prefeitura tem dado todo o respaldo desde a criação do conselho a assistência no programa de combate a DST/AIDS, conduzido pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Podemos afirmar que a causa foi abraçada por esta gestão e temos contado com a participação de todas as secretarias quando precisamos. Só tenho a agradecer”, disse Valdomiro Arruda.

A 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais começa às 8h e segue até as 18h.

“Todas as iniciativas do Conselho contam com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Certamente teremos muitas contribuições da população com propostas e sugestões e estamos prontos para o diálogo e assim melhorar a prestação de serviços”, finalizou o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, José Rodrigues Rocha Júnior.

A 13ª Parada da Diversidade de Cuiabá será realizada na sexta-feira (04). O tema deste ano será “Ame. Viva. Tenha orgulho”. Conforme a organização, a expectativa de público é de aproximadamente 6 mil pessoas.

A concentração será às 14h, na Praça Ipiranga, região central de Capital. Em seguida, o grupo segue em passeata pelas ruas da cidade com o encerramento na Câmara Municipal de Cuiabá. Também participaram da audiência representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), Direitos Humanos e os secretários municipais Alberto Machado (Cultura, Esporte e Turismo) e José Stopa (Serviços Urbanos).

Fonte: -- Repórter: Evelyn Ribeiro Fotos: Tchélo Figueiredo

Instagram

casadefestas/

Sitevip Internet